Monitoramento do Portal R7 – Domingo, 17 de Novembro de 2013

Manchete: “Apresentadora causa revolta na internet ao publicar foto sorridente ao lado de leão morto”.Image

Image

Image

 

A matéria sobre a revolta dos internautas contra Melissa Bachman, apresentadora americana de TV e caçadora profissional, ao postar uma foto com um Leão morto, tem uma forma diferente e, talvez, mais atrativa de ver a notícia; mas com conteúdo breve a respeito dela. Com informações divididas em 13 fotos, o leitor precisa olhar cada uma delas para se informar o máximo possível, diferentemente de materiais usuais. A cada foto, informações novas, inicialmente algumas “mais elaboradas”, e depois, decrescendo até chegar em informações “mais rasas”.

As fotos retratam Melissa exatamente como na chamada da matéria, sorridente, não só com o leão, mas com outras espécies de animais mortos, como veados, ursos e zebras; possivelmente um aliado a mais para atrair o público. As 13 imagens são controversas, atraindo (chamando) mais leitores aos sites e, geralmente, causando a mesma sensação de revolta dita na chamada. Todas as fotografias são reprodução de jornais estrangeiros, e algumas do acervo pessoal da americana em seu Facebook.

A linguagem usada é bem simples, e o quem lê possivelmente não terá problemas de interpretação, inclusive pelo R7 informar, breve e objetivamente, da indignação da população com a apresentadora. Por fim, ainda finaliza com pequeninas notas a respeito das caçadas na África do Sul.

O tema parece ter tido pouco alcance no domingo, e a relevância de outros casos no país eram maiores, como o mensalão do PT.

Matéria aqui